Home Office e Empatia

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Existem diversas soluções e recomendações a respeito da implementação de home office. Normalmente essas informações são voltadas a grandes empresas ou empresas de menor porte que já tinham uma cultura ou histórico na utilização permanente ou esporádica dessa solução. Mas tratando-se de home office e empatia, é o tema que iremos abordar a seguir.

Por conta da atual situação muitas empresas passaram a adotar essa alternativa sem grande análise de segurança e principalmente sem treinamento para seus funcionários. O que queremos ressaltar nesse cenário é que devemos ter mais empatia por essas pessoas e por toda a infraestrutura que envolve sua utilização.

A internet tem apresentado uma perda de performance de maneira geral; o ambiente doméstico, em sua grande maioria, não é o mais apropriado para se trabalhar; o que antes se resolvia rapidamente indo até a mesa do gerente ou do funcionário que poderia nos ajudar em uma determinada dificuldade, agora já não estão disponíveis no momento em que precisamos.

Se extrapolarmos para toda a cadeia que envolve soluções desse tipo, podemos pensar nas dificuldades do pessoal de suporte de TI, de Sistemas, das próprias soluções legais que estão em discussão, Instituições financeiras, Entidades de Classe, dentre vários outros. Some-se a isso o estado mental de cada indivíduo.

 

Como devemos ter empatia em temos de isolamento social?

Cada um de nós reage de uma forma a esse ambiente de crise, que nos inunda de informações e notícias – a grande maioria de cunho negativo e em alguns casos desencontradas. Decretos que estão em andamento e quando aprovados podem alterar significativamente algumas tarefas que realizamos.  Nossa quarentena vai continuar, vai ser reduzida ou vai ser mais restritiva?

A intenção é mostrar um pouco mais dessa engrenagem e suas dificuldades e avaliar nossos pensamentos para que todos tenhamos essa tal de empatia com os demais, sejam clientes, fornecedores, vizinhos, parentes, todos os profissionais que estão trabalhando e também aqueles que não estão trabalhando.

Ainda que não tenhamos todas as respostas as nossas angústias, seja como empregado, empregador, autônomo, etc., a única certeza é que a falta de empatia e simpatia só irá piorar o cenário, seja para resolver um simples problema técnico seja para estabelecer novas estratégias empresarias.