Já publicamos um post em nossas redes sociais a respeito de quanto importância dos processos nas empresas. Nas oportunidades anteriores, mencionamos como exemplo, uma confraternização de determinado setor da empresa em que ocorresse algum tipo de intoxicação alimentar, e que mesmo que a empresa tivesse uma estrutura tecnológica de altíssima disponibilidade, ainda assim iria ter problemas de continuidade, na ausência de processos definidos e atualizados, em razão da dificuldade de um outro grupo de pessoas ou até uma empresa terceirizada assumir as atividades.
Se empresas de um porte um pouco maior já tem dificuldades de documentar e manter atualizados seus processos, imaginemos para as pequenas. A seguir, descreveremos o relato do CEO da empresa Zemus – Segurança da Informação, contando uma situação que visualizou sobre uma empresa durante uma simples tarefa diária.
Relato de um caso real
“Fui ao açougue em que normalmente faço minhas compras e lá, além do proprietário, trabalham mais duas pessoas. Feita minha compra pedi que fosse emitida a NF, ao que o proprietário que estava me atendendo informou que teria que chamar um dos funcionários, já que ele não sabia como fazer.
Expliquei a ele do risco que estava correndo, já que nos dias atuais a ausência dos dois funcionários era uma possibilidade real, seja por dificuldades de translado, suspeita de contaminação ou até mesmo início de sintomas de enfermidades.
Sugeri a ele que pedisse a um dos funcionários que fizesse um procedimento de emissão de NF, printando telas e informando os procedimentos, da maneira mais simples possível. Feito isso, que ele tentasse emitir uma NF, para validar o procedimento.
Em resumo, continuidade de negócios, documentação de processos e validação dos mesmos, pode ser algo de baixíssimo custo com resultados significativos em caso de problemas críticos. Claro que que isso não faz desse açougue uma empresa que esteja em compliance com as melhores práticas, assim como esse processo é apenas um dos itens que deveriam ser avaliados, – talvez o mais significativo para ele fosse redundância de energia, para evitar problemas com o estoque, mas aí já é assunto para outra postagem.” Ficou claro a importância dos processos nas empresas?