Clínicas médicas e a LGPD

Tempo de Leitura: 2 minutos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

 

Clínicas médicas e a LGPD

Além das recomendações e sugestões abordadas nos artigos anteriores, recomendamos a empresas que possuam informações clínicas e médicas de pacientes, que passem a registrar o compartilhamento dessas informações. Clínicas médicas e a LGPD é o que veremos no artigo de hoje.

 

Compartilhamento de dados médicos

É normal que haja compartilhamento nesse setor, seja para obtenção de uma segunda opinião para uma análise de especialista, para transferência de prontuários, etc. Entendemos ser extremamente fundamental que esse trânsito esteja suportado por uma concordância formal do paciente e que o recebedor tenha um mínimo de adequação a LGPD para tratamento desses dados, onde isto poderá ser formalizado através de um contrato, um termo ou pelo menos um e-mail.
 


 
Acreditamos que até a vigência da LGPD que será em Agosto de 2020, entidades de classe ou a própria Autoridade Nacional de Proteção de Dados deverão disponibilizar mais informações, modelos e exigências para esse trânsito. Até lá, comece a ter o registro desse trânsito – mapeamento de processo, isso pode ser fundamental para responder adequadamente a uma solicitação de titulares de dados.

Essa recomendação vale ainda, inclusive para consultórios particulares de um profissional autônomo e uma recepcionista, por exemplo, assim como clínicas médicas ou estéticas, de pilates, fisioterapia, ou mesmo grandes centros médicos com várias especialidades dentro do ambiente.

A Zemus oferece aos seus clientes, independente do porte e segmento, Diagnóstico de Segurança da Informação, que permite a correta identificação desses pontos e o estabelecimento de um planejamento adequado de melhorias. Entre em contato conosco hoje mesmo e solicite um orçamento aos nossos especialistas, para ações de adequação da sua clínica ou consultório médico para LGPD.
 
:: Veja também:
Acesso a arquivos ou permissionamento para LGPD
O que você deve comprar para se adequar a lgpd?
Empresas não estão preparadas para LGPD