Porque investir em Segurança da Informação?

Porque investir em Segurança da Informação
Tempo de Leitura: 2 minutos. ⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀

Investir em Segurança da Informação, antes limitado às grandes corporações passa a ser prioridade até 2020, quando empresas de todos os portes deverão se adequar à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoas – LGPD e as melhores práticas de Privacidade e Segurança da Informação.

 

A importância de investir em Segurança da Informação

Quanto vale os documentos armazenados no seu computador ou celular? Como a sua empresa mantém as atividades, em caso de perdas dos pedidos, contratos ou informações de contas a receber? Você pretende permanecer no mercado nos próximos 5 anos? Seus clientes estão partindo para fornecedores de soluções digitais e online? Você possui cópias de segurança e backup das informações importantes?

Essas são algumas das questões a serem levantadas, para verificar se você e sua empresa precisam começar a pensar em Segurança da Informação. Se você respondeu não a pelo menos 2 perguntas, então os conceitos de Segurança da Informação e Privacidade ainda não alcançaram o seu mercado.

 

Perda de Dados e a Concorrência

Também conhecida como data loss prevention (dlp) são a perda por furto, roubo, equipamentos danificados ou pela falta de manutenção no ambiente de Tecnologia da Informação. Dentro dos objetivos em porque investir em Segurança da Informação, essas perdas representam o maior prejuízo operacional para empresas, negócios e empreendimentos. Seja pela necessidade de retrabalho ou pelo comprometimento de informações sensíveis.

Além de evitar perdas a Segurança da Informação, também deve propor o melhor uso, coleta, tratamento e armazenamento desses dados. Seja do ponto de vista legal, lei e regulamentações, como nas melhores práticas propostas por normas nacionais e internacionais.

A maior parte dos roubos e furtos de informações, tem como destino a comercialização com concorrentes já estabelecidos no mercado; em outras formas também é realizado o comprometimento de banco de dados por colaboradores ou usuários maliciosos, com o objetivo de obter retornos financeiros.

 


 

Retorno do Investimento em Segurança da Informação

Se conduzido de forma profissional os custos e investimentos possuem retornos no curto, médio e longo prazo. Seja evitando a perda de dados, melhora da produtividade, otimização dos processos e geração de valor na sua empresa. O sucesso e o retorno do investimento só é possível se alinhado com as prioridades da sua empresa ou estabelecimento comercial.

Adotar tecnologias adequadas para o momento de cada negócio e que faça sentido para o volume de dados a partir do entendimento do cenário atual, previsto e o desejável. Grande parte dos investimentos se concentram nesta área, passando também por pessoas e processos.

Para que o retorno seja consistente, devemos priorizar e dividir o orçamento desses três eixos principais: tecnologia, pessoas e processos. Atuando inicialmente nas ações com menor investimento e de forma progressiva, para que os investimentos em tecnologia alcancem valor para seu cliente final.

A Zemus Segurança da Informação oferece diversas soluções para sua empresa na área da informação. Nossas soluções personalizadas tem como ponto de partida um diagnóstico da situação que se encontra a instituição, entendendo e documentando o estágio atual dos controles de segurança da empresa. Você sabe o que sua empresa precisa fazer para se adequar à nova LGPD? Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba mais como sua empresa poderá ficar em conformidade com a exigência da nova Lei.

 
:: Veja também:
Segurança da Informação na Prática
Proteção de Dados Pessoais (LGPD)
LGPD e Tecnologia